Qi- Energia;
Shen – Espírito, mente e consciência;
Xue – Sangue;
Jing- Essência;
Jinye – Líquidos Orgânicos
O Qi, Shen, Xue, Jing e Jinye constituem as substâncias básicas do corpo e também a base material para as atividades fisiológicas de Zang-Fu (órgão internos), tecidos e outros órgãos. A produção de Qi (Energia), Shen (Espírito), Jing (Essência), Xue (Sangue) e Jinye (líquidos orgânicos) é realizada mediante as permanentes atividades das respectivas funções dos diferentes Zang-Fu, razão pela qual, existe entre eles estreitas relações de interdependência.
Qi (Energia) – O Qi possui dois conceitos: de um lado, tem a conotação de uma substância essencial que faz parte do corpo e que pode produzir funções distintas, tais como Ying Qi (Qi nutritivo), Qi (ar) de respiração, etc. por outro lado, refere-se às atividades funcionais de Zang-Fu e dos tecidos, por exemplo, o Qi dos Zang-Fu, o Qi dos Canais, etc. Não obstante, ambos os tipos de Qi relacionam-se sendo o primeiro a base material do segundo e este funciona em decorrência do primeiro.
As energias Yuan Qi, Zhong Qi, Ying Qi, Wei Qi, etc.são diferentes na origem, na distribuição e nas características funcionais:
Yuan Qi – Também é denominada de “Qi original” ou “Qi verdadeiro”. O Yuan Qi é considerado o mais importante e o mais fundamental entre os Qi do corpo e é formado pelo Qi essencial inato, pelo Qi produzido dos alimentos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas e pelo ar límpido da natureza aspirado pelo Pulmão. O Yuan Qi exerce a função de estimular e de impulsionar as atividades funcionais dos diversos Zang-Fu dos tecidos do corpo, razão pela qual pode-se considera-lo como uma força motriz para as atividades vitais do corpo. Por isso, quanto mais suficiente for Yuan Qi , maior é a atividade das funções dos Zang-Fu e dos tecidos, melhores condições físicas e com menos possibilidade do corpo adoecer.
Zhong Qi – Grande ou principal, também é chamado “Daqi” (Qi grande). O Zhong Qi está integrado pelo Qi de matérias essenciais, da água e dos alimentos; o ar límpido aspirado pelo Pulmão acumula-se no tórax, entra no Coração e nos vasos sanguíneos para impulsionar a circulação do Sangue e corre por todo o corpo. O Zhong Qi constitui a força motora que promove a respiração do Pulmão e da circulação do Sangue do Coração. A voz e a respiração, forte ou fraca, a temperatura e a capacidade de movimento do corpo estão relacionadas com Zhong Qi.
Yong Qi – Significa nutrição. O Yong Qi é produzido a partir das matérias essenciais da água e dos alimentos transformados pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas e constitui a parte mais substancial do Qi da água e dos alimentos.
Wei Qi – É o Qi defensivo ou protetor. Wei Qi é produzido principalmente pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas dos alimentos. Como é parte de Yang Qi do corpo, ele é denominado Weiyang. É a parte mais forte de Qi convertido dos alimentos e tem a característica de ser ágil e rápido em movimento. Está livre do controle dos vasos sanguíneos, circula por todo o corpo, exteriormente pela pele e pelos músculos, interiormente pelo tórax, abdome e órgãos internos. As funções de Wei Qi são de defender a superfície corpórea contra os fatores patogênicos exógenos, controlar o abrir e fechar dos poros cutâneos, regular a temperatura corpórea, aquecer os Zang-Fu, umedecer e dar brilho à pele e aos pêlos.
Shen (Espírito e Consciência) – O Shen tem sua moradia no Coração e podemos dividi-lo em duas partes: Shen Pré-natal e Shen Pós-natal. O pré-natal provém dos pais e o pós-natal é derivado pela integração do Jing e do Qi.
O Shen tem como função dar vitalidade ao corpo, dá brilho, manter vida plena, mantendo a consciência, fornecendo força a personalidade.
Xue (Sangue) – É produzido a partir das matérias substanciais dos alimentos produzidos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas, tem a função de nutrir e de umedecer os órgãos e tecidos de todo o corpo.
A principal fonte do Sangue é o Yong Qi (Qi nutritivo) gerado por matérias substanciais da água e dos alimentos digeridos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas.
Jing (Essência) – É a matéria fundamental, da qual constitui o corpo. É, também, a matéria fundamental necessária para efetuar as diversas atividades funcionais do corpo. O Jing está armazenado no Rins e está dividido em duas partes: Jing congênito (provém dos pais) e Jing adquirido (das matérias essenciais dos alimentos). Os dois dependem um do outro e promovem-se mutuamente. O Jing congênito proporciona as matérias fundamentais para o Jing adquirido antes do nascimento e Jing congênito depende da nutrição do Jing adquirido para o completo desenvolvimento de suas funções depois do nascimento.
A função do Jing é de ativar transformações, crescimento e desenvolvimento do corpo; durante o crescimento até o período de maturidade e a reprodução.
Jinye (Líquidos Orgânicos) – É o nome que sintetiza todos os líquidos normais do corpo, incluindo-se: suor, lágrima, saliva, muco e urina. Os líquidos orgânicos tem por função umedecer e nutrir os Zang-Fu, tecidos e constituem um dos elementos importantes para a formação do Sangue.
Os líquidos orgânicos servem principalmente para umedecer; por isso, a insuficiência, destes não podem umedecer os cinco órgãos faciais e se observam, como conseqüência, olhos secos, secura na boca e garganta. A insuficiência dos líquidos nos órgãos internos produz também sintomas de secura, tais como: tosse seca por secura no pulmão, sede devido à secura no estômago, constipação por causa da secura no intestino grosso, etc.
Fonte:
HIRSCH, Sonia – Manual do Herói – Gráfica e Editora Prensa, 1990.
Tratado de Medicina Chinesa. São Paulo, Editora Roca, 1993.