O conceito Yin-Yang sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos elementos de natureza e que se relacionam mutuamente. Pode representar tanto os dois fatores opostos, assim como duas partes que compõem a essência de um aspecto.
As propriedades básicas de Yin e Yang são:
- Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio, inibição, astenia, tende para fluir para baixo, para dentro, etc.
- Yang: o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso, quente, tende a fluir para cima, para fora, etc.
No corpo humano, o interior é Yin e a superfície é Yang; mas os órgãos internos podem se dividir em Yin e Yang, os cinco Órgãos (Coração, Fígado, Baço/Pâncreas, Pulmão e Rins) são Yin e as seis Vísceras (Intestino Delgado, Vesícula Biliar, Estômago, Intestino Grosso, Bexiga e Triplo Aquecedor).
Na fisiologia do corpo humano, entre as funções (Yang) e as substâncias (Yin) existe uma interdependência de uma sobre a outra. Nas funções fisiológicas em que se têm as substâncias como base, sem a essência Yin não se produz a Energia, assim com as substâncias nutritivas (essência Yin) produz-se na dependência das atividades fisiológicas (Yang). Ambas as partes interdependem uma da outra, a Energia e a Matéria para manterem-se em equilíbrio relativo, de modo a assegurar a atividade fisiológica do corpo.
Fonte:
HIRSCH, Sonia – Manual do Herói – Gráfica e Editora Prensa, 1990.
Tratado de Medicina Chinesa. São Paulo, Editora Roca, 1993.