Artigo escrito por Leonice Fumiko Sato Kurebayashi, Genival Fernandes de Freitas e Take Oguisso e foi publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP em 2009.
Esse trabalho objetivou identificar e analisar as percepções dos enfermeiros acerca das enfermidades tratadas e tratáveis pela acupuntura. Foram consideradas: (1) as enfermidades das entrevistadas que já haviam se submetido ao tratamento com acupuntura; (2) as enfermidades que as enfermeiras têm e que poderiam ser tratáveis pela acupuntura; (3) sugestões de doenças tratáveis pela acupuntura para o paciente de Unidades de Saúde. Pesquisa de natureza exploratória foi realizada com 33 enfermeiras, em 11 Unidades de Saúde da Região Sudeste do Município de São Paulo, onde havia a terapia de acupuntura. Os resultados demonstraram que a acupuntura foi mais utilizada para o tratamento de estresse (3/21, equivalente a 10,7%) e para ansiedade, enxaqueca, lombalgia, mioma e obesidade (2/21, correspondente a 7,1% cada uma). Foi mais sugerida para o tratamento de doenças músculo-esqueléticas (34/82, equivalente a 41,5%), e doenças crônico-degenerativas (8/82, equivalente a 10%).
[pdf-embedder url=”http://www.portalacupuntura.com.br/wp-content/uploads/Enfermidades-tratadas-e-tratáveis-pela-acupuntura-segundo-percepção-de-enfermeiras-Laura-Matilde-Coelho-Capasso.pdf” title=”Enfermidades tratadas e tratáveis pela acupuntura segundo percepção de enfermeiras – Laura Matilde Coelho Capasso”]
Clique aqui para baixar o arquivo em PDF.